Enviada em: 21/06/2017

Observa-se que a contínua inovação tecnológica vem mantendo constante a produção de novos produtos . Nesse sentido , com o advento de novos modelos ocorre a instigação ao consumo e os telefones celulares e computadores  por exemplo, caem em desuso e são descartados facilmente. Segundo o site TecMundo , 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidos anualmente. Tal fato , acarreta problemas ambientais e sociais , como os lixões a céu aberto. Para mudar essa realidade do consumismo desenfreado , a educação é fundamental.      Nesse contexto é necessário entender o que causa esse consumismo desenfreado. Segundo o economista Serge Latouche , a mídia tem papel fundamental no processo , uma vez que , a publicidade nos faz desejar aquilo que não temos e desprezar o que já desfrutamos. De acordo também com o filósofo Bauman existe uma ´´economia do engano´´ onde os meios de comunicação criam a necessidade das pessoas de obterem produtos supérfluos. Além disso a obsolescência programada dos produtos e facilidade nos créditos agravam ainda mais a situação.        Nesse viés,  as consequências desse processo são muito danosas ao meio ambiente , pois para alimentar o consumo é necessário produzir , e a larga produção industrial lança em abundância o CO2 ,  e compostos que tem enxofre que causam respectivamente o aumento do efeito estuda e as chuvas ácidas. Além disso o descarte inadequado dos produtos pode criar lixões abertos , que além de contaminarem o solo , degradam a condição humana de pessoas que vivem próximas a esses locais.        Portanto cabe uma parceria entre as escolas e ong´s para fomentarem palestras dentro e fora do âmbito escolar que falem sobre consumo sustentável e alienação , para que assim haja a formação de um maior senso crítico. Além disso , cabe ao legislativo cria leis severas que punam e  impeçam a produção desenfreada , para que assim ocorra a diminuição de gases poluentes na atmosfera. Tais medidas formariam uma sociedade mais preocupada com o meio ambiente  e menos com consumo.