Enviada em: 27/09/2018

Na música "Hagua" de "Seu Jorge",relata-se em um dos seus versos :" O seco do deserto está tomando conta do planeta,água doce e bebida potável vai acabar",a realidade da sociedade do século XXI.Podemos ilustrar isso na pesquisa do Data Folha,no ano de 2017, 65% da população brasileira já enfrentam problemas com a escassez de água,principalmente,os indivíduos com poder econômico fragilizado.Desse modo,rever essa triste realidade que está ligada à carência de educação escolar e à desigualdade social no acesso desse bem natural é fundamental.         Segundo o pensamento do estudioso Paulo Freire,é importante entendermos que o ensino não se restringe em apenas a transmissão de conhecimento,mas devemos promover chances para que o educador construa pensamentos e reflexões.O que é realidade na sociedade contemporânea brasileira,já que,muitas vezes,os indivíduos,principalmente,aqueles afastados das regiões metropolitanas ficam banidos de receberem conhecimentos básicos essenciais,por exemplo, a importância de preservar água e maneiras de como realizar  esse ato,devido à carência de mais instituições escolares públicas. Podemos ilustrar o que foi mencionado na pesquisa do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),no ano de 2016,60% dos brasileiros enfrentam dificuldades no acesso ao ensino  acadêmica,geralmente, os cidadãos de baixa renda que não têm condição de pagar  por um ensino privado.            Outro aspecto que vale mencionar,na obra "Urupês" de Monteiro Lobato,relata´se a história do personagem " Jeca Tatu",simbolo do caboclo brasileiro abandonado pelos poderes públicos às doenças,ao atraso econômico e escolar.O que é realidade na sociedade contemporânea,porventura,alguns indivíduos,muitas vezes, não têm acesso água potável ou recebem menos que deveriam enquanto existem cidadãos que não usa esse bem de maneira sustentável.Na pesquisa da TV ESCOLA,no ano de 2015,registra esse fato,segundo os dados,58% dos brasileiros afastados dos centros das principais capitais do Brasil não têm água digna para seu consumo.                Logo,medidas públicas são necessárias para alterar esse cenário.É fundamental,portanto,a criação de oficinas educativas pelo,Ministério da Educação,visando a elucidação das pessoas sobre água e ensinando a como preservar esse bem natural ,por meio de palestras  de sociólogos e professores em locais públicos tais como praças e rodoviárias.Ademais,é essencial que o Ministério da Cultura crie projetos de segurança usando o drone para monitoras os cidadãos  no consumo de água