Enviada em: 10/10/2018

Em um cenário globalizado,as tecnologias da informação ganham cada vez mais prestígio e sua utilização está presente em vários segmentos sociais,integrando inclusive programas educacionais.No Brasil,a inclusão digital é um desafio a ser alcançado,pois,possui um papel imprescindível no desenvolvimento da nação.Nesse contexto,deve-se analisar como a falta de assistência governamental e o analfabetismo colaboram com a persistência da inclusão digital no âmbito social.    Em primeira análise,é clarividente que a omissão governamental frente a esta questão é um dos fatores que colaboram com a exclusão.Para Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade.Analogamente,observa-se que o Governo rompe com essa harmonia,haja vista que,embora a educação,e a liberdade que é fundamental para compreensão da necessidade de democratização da inclusão digital no Brasil,sejam direitos básicos garantidos pela Constituição Federal,são negados a uma parcela da sociedade.Consequentemente é um desafio inserir estes indivíduos no âmbito social.Não é à toa,então,que apenas 50% da população brasileira tem internet nos lares,segundo a pesquisa TIC Domicílios em 2014.Consequentemente,muitas pessoas são excluídas dessa “nova linguagem”explorada pela sociedade da informação,o que leva ao afastamento de tais indivíduos da sociedade,desse modo,evidencia-se a importância da atuação do Estado como forma de combate à problemática.               Ademais,a omissão governamental corroboram com o analfabetismo da população.Para o filósofo Kant,o ser humano é tudo aquilo que a educação faz dele.Analogamente,percebe-se a importância da educação como ferramenta de inclusão social.Nesse sentido,a exclusão digital afeta àqueles que não foram alfabetizados e receberam uma educação de qualidade,essa não inclusão é mais recorrente em adultos e idosos da nação,visto que quando,ainda,jovens tiveram menos acesso à educação do que os jovens da atualidade.Não é à toa,então, que hoje é comum,por exemplo,ver as longas filas em bancos ocupadas por idosos e outras parcelas da sociedade vítimas do “Apartheid Digital”.Em decorrência dessa carência,é um desafio a inclusão digital desses indivíduos no âmbito social.     Por tudo isso,em um primeiro momento,para atenuar o problema,é preciso que,o Congresso Nacional deve agregar maior percentual de investimento a educação pública,essa ação deverá ser realizado por intermédio de uma mudança na lei de diretrizes orçamentárias com o fim de confiar ao Ministério da Educação a elaboração de políticas públicas que ofereçam cursos de alfabetização e informática para adultos e idosos e também na grade horária das escolas em parceria com empresas como Microlins e o Cebrac,a fim de minimizar a exclusão digital do Brasil.