Enviada em: 11/08/2017

O desenvolvimento da tecnologia web nos dias de hoje tem como característica a incorporação dos domínios da vida cotidiana, tais como: relacionamentos afetivos, conversas cotidianas, transações financeiras, compras em estabelecimentos, e, principalmente, interação com o conhecimento. Com efeito, é possível se dizer que não estar incluindo à rede mundial de computadores equivale a não estar integrado socialmente à uma nova sociedade cujos hábitos são dependentes desse domínio. Dessa maneira, é preciso vencer os obstáculos nacionais de integração digital que ainda perduram.              Por exemplo, é notável a realidade precárias das escolas públicas, que carecem de mínima infraestrutura digital para proporcionar acesso à internet para seus alunos e ministrar aulas didáticas. Soma-se a isso , o fato da disciplina de informática não ser prioridade, preterida em relação às outras, tendo como ponto em comum a essas, professores mal remunerados e sob péssimas condições de trabalhos, e salas de aula despossuídas de dotação mínima de equipamentos, alguns dos quais obsoletos para os dias atuais. Favorecidos por essa conjuntura, jovens alunos de classe baixa, tendem a se excluírem cada vez mais do mundo digital, ou não fazerem uso construtivo desse.             O custo de dispositivos que se conectam à web também é um fator que agrava o problema, à medida em que proporcionam uma notável disparidade de acessibilidade entre as classes sociais. Se antigamente um jovem rico ou de classe média teria melhores condições de ter um bom emprego por ter frequentado as melhores escolas, hoje em dia, esse mesmo jovem ainda dispõe dos recursos proporcionados pelo bom uso da internet, como, por exemplo, ferramentas culturais e informações de cunho técnico-científico, os quais não são apenas mero incremento nas chances de emprego, e, sim, uma real exigência do mercado de trabalho. Sendo assim, as classes mais desfavorecidas estão sujeitas  à um novo tipo de marginalização: a digital.              Diante dos fatos supracitados, cabe adotar medidas que mitiguem tão desastroso cenário. Primeiramente, é preciso que a preocupação do estado se volte para essa questão. Uma medida interessante, seria o Ministério da Educação implementar uma interface didática digital voltada para escolas públicas, com um cadastro nacional de professores de informática e ferramentas de ensino por meio de vídeos, exercícios e material no formato .pdf. Por fim, é preciso que o estado ofereça subsídios para as famílias de baixa renda adquirirem equipamentos que se conectem à rede, por meio de parceria com grandes empresas da área de tecnologia, oferecendo descontos mediante a apresentação de renda. Somadas essas medidas, melhorar-se-ia o nível de integração digital de todas as classes, promovendo democratização de suas ferramentas tão essenciais para as demandas do mundo atual.