Enviada em: 27/04/2019

Karl Marx, um dos pioneiros da sociologia,defendeu em sua extensa obra que a sociedade vive em uma constante luta de classes.Ao sobrepor este fundamento secular para os pequenos grupos sociais contemporâneos,percebe-se similaridades na disputa pelo papel de dominador ou de detentor da ´´verdade``.Entretanto,estas respectivas diferenças de crenças se tornam um problema quando dão origem a agressões físicas ou verbais.  Em primeiro plano,a causa de ataques direcionados a terceiros pode ser explicado com mais eficiência pelo interior daquele que agride,do que pelo conflito em si.Segundo o criador da psicanálise,Sigmund Freud,´´Quando Pedro fala de Paulo,sei mais sobre Pedro do que sobre Paulo``.Deste modo,a partir desta perspectiva,aquele que diante da divergência se comporta de maneira agressiva,esconde de si mesmo uma insegurança em relação ao tema, sendo manifestada em forma de combate.  Além disso,a energia de ódio quando emitida por uma das partes,gera uma ação em intensidade semelhante pela outra parte.Este fenômeno é explicado pela terceira lei de Newton,a qual afirma que ´´toda ação gerará uma reação de intensidade e direção iguais e sentido oposto``.Assim, perpetua-se dentro da sociedade um ciclo vicioso de ódio e bipolarização,que apenas afasta a sociedade do propósito em comum de harmonia e prosperidade. Conclui-se,portanto, através de uma relação entre os argumentos apresentados que a causa fundamental dos embates entre minoria e maioria provém de uma falta de auto-conhecimento e inteligência emocional, que ocasiona externalizações de conflitos internos.Deste modo,cabe ao ministério da educação(MEC),a inserção de disciplinas na grade curricular obrigatória do ensino fundamental e médio, relacionadas ao desenvolvimento de habilidades interpessoais e intrapessoais,a fim de construir um Brasil tolerante as diferenças e capaz de pensar antes de reagir.