Enviada em: 23/03/2019

A sociedade brasileira está passando por uma crise social provocada pela polarização política, banalização da violência, desemprego e, principalmente, intolerância, porém muitas pessoas culpam o videogame por acontecimentos violentos presentes na sociedade atual, como por exemplo, o caso de Suzano em que dois atiradores invadiram uma escola.      Além desse houve outros casos parecidos com o de Suzano no Brasil, como em 2017 numa escola particular de Goiânia e em 2011 em Realengo (Rio de Janeiro) e o perfil dos atiradores nesses acontecimentos é semelhante, pois muitos deles possuem mania de perseguição, personalidades fechadas, e dificuldades de conviver com opiniões diferentes.     Apesar da Universidade de Oxford na Inglaterra não ter encontrado relação entre o videogame e o comportamento violento, a APA (Associação de Psicologia Americana) mostrou que existe uma relação de perda de sensibilidade ao se deparar com a violência, porém é preciso pensar em jovens que jogam games com conteúdo inapropriado para a idade, por exemplo, há crianças de 8 anos as quais já jogam GTA, um game indicado para maiores de 18 anos, porque os pais ou responsáveis não monitoram o conteúdo acessado pelos filhos.        Para diminuir os comportamentos violentos dos jovens, é preciso sempre checar se o conteúdo com o qual estão tendo contato é apropriado à idade e monitorar o tempo deles com aparelhos eletrônicos, estimular a convivência social para ensinar o respeito ao próximo e às opiniões diferentes, impor a cultura de não violência, ensinando que nada é resolvido com brigas e estar sempre atento á saúde mental e emocional de crianças e adolescentes.