Enviada em: 11/05/2019

Os vídeo games e jogos eletrônicos a cada dia se desenvolvem mais e dividem a opinião de muitos especialistas em relação à seus impactos na vida dos jovens. Com jogos inovadores e muitos próximos a realidade eles estimulam o aprendizado e ajudam a desenvolver habilidades. Os games, também, tem a incrível capacidade de entreter os jovens por horas, às vezes dias e com isso surge um enorme problema, o vício. Diante desta perspectiva, cabe avaliar as consequências dos jogos eletrônicos na vida dos jovens.  A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país e os jogos eletrônicos podem ajudar na educação das crianças e jovens brasileiros. De acordo com alguns pesquisadores se usados da maneira correta estes podem ajudar na fixação de diversas matérias escolares, além de servirem para o desenvolvimento de habilidades, coordenação motora e raciocínio lógico. Ou seja; os games podem ser um fator importante para o desenvolvimento educacional das crianças e jovens. É fundamental, ainda, tornar visível o vício em vídeo games como impulsionador de diversas outros problemas como sedentarismo, depressão e obesidade. A OMS (Organização Mundial de Saúde) já classificou este vício como uma doença, um distúrbio mental. Diante de tal contexto é evidente analisar que os jogos, podem também interferir negativamente na vida dos jovens. Há de se destacar ainda que existem estudos sendo realizados que dizem que pode sim existir uma relação entre o vício nos jogos e a propensão para cometer crimes violentos, mesmo sem nenhuma comprovação até o momento é importante ressaltar a importância de estar atentos as estes sinais. Infere-se, portanto, que os impactos advindos dos jogos eletrônicos ainda devem ser estudados visando uma harmonia entre diversão e aprendizado, sem que desenvolva problemas mais sérios tal qual o vício. Desta maneira o MEC (Ministério da Educação) deve investir neste modelo alternativo de educação, usando jogos para auxilar o aprendizado e instituindo, nas escolas públicas e privadas,palestras ministradas por psicólogos afim de mostrar aos jovens e crianças como se ter um equilíbrio no uso dos vídeo games, sem deixar que se torne um vício. Somente assim será possível resolver essa problemática.