Enviada em: 13/06/2019

Na Roma antiga, a população já buscava por meios de entretenimento, na qual se divertiam através das corridas de bigas e batalhas entre gladiadores que ocorriam em arenas. Logo, ao passar dos séculos, novos meios de se divertir foram surgindo. Entretanto, na contemporaneidade a geração Z composta pelos jovens nascidos nos anos 90 e 2000, visam se alegrar com jogos eletrônicos. Porém, além de alguns desses jogos trazerem temas violentos, eles podem causar outros problemas como o vício e sedentarismo. Assim, provocando opiniões controvérsas na sociedade sobre os videojogos.        Em primeiro lugar, vale ressaltar que os vídeos games se tornaram ítens comuns em residências brasileiras. Visto que, o acesso aos jogos eletrônicos se facilitaram atravéz da internet, ou seja, multiplicando a quantidade de acessos a esses conteúdos mais violentos. Para mais, segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e publicada pelo jornal digital O Globo, mais de 80% dos jovens americanos se entretém com jogos. No entanto, os números não se coincidem, ou melhor, mesmo a quantia de jogos violentos aumentando, a quantidade de registros de violência caíram entre 1994 a 2010. Em vista disso, fica claro que os "games" nem sempre são o propulsores de problemas da criminalidade e  da violência.      Em segundo lugar, o vício empregado aos jogadores mais fanáticos, podem gerar diversos problemas de sedentarismo que afetam sua vida social, profissional e familiar. Além de que, segundo Steve Jobs, fundador da empresa Apple. "A tecnologia move o mundo". Contudo, ela pode trazer  Prejuízos se utilizada de forma errada. Dessa forma, desperdiçar o tempo em computadores ou consoles, consequentemente gerará distrações ao indivíduo, impedindo-o de desenvolver uma boa saúde corporal e relacionar com as pessoas afora.        Tendo em vista a problemática, cabe ao Ministério da Justiça criar leis mais rigorosas que busquem erradicar as vendas de jogos violentos para jovens menores de idade. Do mesmo modo, fiscalizando o varejo do ramo de jogos digitais aplicando multas aos estabelecimentos caso infrinjam a lei. Por conseguinte, com receio de penalidades as lojas proibirá a saída desses jogos digitais. Ademais, em relação ao problema de vícios e sedentarismo, o Governo Federal deverá promover acesso a ingressos em outros locais de entretenimento como, teatros, cinemas e academias através de bolsas de desconto ou até mesmo cedendo entradas gratuitas. Porém, para o uso desse recurso os jovens devem comprovar baixa rentabilidade familiar. Enfim, com facilidades de buscar outros meios de diversão os jovens sairão da frente de seus computadores e desfrutem socialmente a vida.