Enviada em: 27/06/2019

Os efeitos gerados nos jovens, pelos jogos eletrônicos, dividem especialistas. Tem os psicólogos que acreditam que esse entretenimento não tem efeitos nocivos aos adolescentes. Já outros, consideram a saúde psicológica afetada pelos vídeo - games: "Segundo o psicólogo Sérgio Augusto Germano Patto, especialista no atendimento de adolescente e pré - adolescentes, jogos violentos não ajudam a formar uma personalidade agressiva". Porém em um estudo recente, o psicólogo Christpher Barlett, psicologo da Universidade do Estado de lowa, concluiu que os jovens que faziam uso habitual do vídeo - game, foi mais atingido psicologicamente de maneira negativa. A tecnologia é o que temos de novo em termos de inovação, seja em qualquer área do saber. Com o rápido avanço tecnológico, as metodologias tradicionais não conseguem alcançar a realidade em que os jovens estão inseridos, levando a realidade educacional fora do contexto dos educandos. Segundo o pesquisador da cultura de videogames, Roger Tavares, os métodos passados para os alunos os levam a reproduzir o que esta nos livros, ao contrário dos games, eleva a criatividade, buscando soluções para os problemas enfrentado nos jogos, e sendo recompensado pelo objetivo alcançado. Sendo assim, há uma sensação de prazer que fortalece essa vontade de aprender. Contudo, uma reportagem do jornal, Domingo Espetacular, relata que a organização mundial de saúde, OMS, os distúrbios de games faz parte da nova classificação internacional de doenças. O adolescente da mais importância aos jogos virtuais do que outras atividades do dia a dia e não consegue abandonar os games apesar das consequências negativas. Levando – se em conta esses aspectos mencionados, podemos chegar a um meio termo, onde usamos a tecnologia como ferramenta pedagógica, usando esses vídeos – games como forma de ensinar fazendo interação com os conteúdos educacionais. Portanto, os vídeos – games leva a efeitos psicológicos que podem ser positivo ou negativo basta saber usar, organizar essa ação, para que possa ter uma interação saudável.