Enviada em: 27/06/2019

Nos Estados Unidos, em 1969, foi o ano em que a internet foi criada. A princípio, essa nova tecnologia foi criada para interligar laboratórios de pesquisas a distância. Contudo, no ano em essa tecnologia revolucionária comemora 50 anos, nota-se que os jogos eletrônicos estão causando efeitos negativos em jovens, como o vício dos games , e também o sedentarismo.    O vício é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado. Com isso, recentemente a Organização Mundial da Saúde classificou como doença o distúrbio compulsivo por jogos eletrônicos, visto que, hodiernamente os jovens não conseguem ficar tanto tempo sem utilizar esses aparatos tecnológicos. Desse modo, esses atos repetitivos prejudicam o desenvolvimento social e psicológico na nova geração.    Outrossim, o sedentarismo entre adolescentes é um dos efeitos de jogos online. Infelizmente, o sedentarismo acarreta outras doenças , como a obesidade. Segundo o site de notícias G1 , no período de dez anos de 2004 a 2014 , a obesidade infantil cresceu 18%. Assim , uma mudança na rotina poderia ser imposta para que esse efeito negativo não estivesse presente na vida dessas crianças.    Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para que essas consequências sejam minimizadas. Cabe ao Ministério da Saúde criar um projeto que desenvolva na escolas com a finalidade de incentivar pais e responsáveis  para controlar o acesso ao jogos eletrônicos de seus filhos. Destarte, o vício e o sedentarismo infantil poderão ser atenuados com a participação familiar, evitando que novas gerações sejam prejudicadas.