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Enviada em: 21/07/2017

Com a eclosão da Revolução Industrial e o avanço do capitalismo, a necessidade de se produzir cada vez mais e melhor foi sendo disseminada e, atrelado a isso, a vende não apenas de produtos, mas também, de ideias, foi se intensificando. O culto à beleza e à forma física do corpo, é algo que vem sendo difundido constantemente pela mídia, causando o desespero de muitos que tentam atingir o "padrão ideal".    Nesse cenário, pode-se inferir sobre o aumento do número de pessoas que se submetem à arriscadas cirurgias plásticas, buscam por inúmeros cosméticos, frequentam horas de academia e fazem uso frequente de anabolizantes. A busca pela beleza exterior, acaba por provocar a opressão dos indivíduos, que tornam-se escravos da estética e da aparência.     Ainda convém lembrar que, o filósofo Nietzsche ao questionar o que seria "o belo e o feio", ressalta que ambos conceitos,  derivam de construções sociais. Desse modo, temos a mídia como difusora de conceitos pré-estabelecidos, que provocam a alienação e manipulação das pessoas, ao buscarem por algo, muitas vezes, inatingível.    Outro fator existente é o surgimento de diversas doenças, como a depressão, bulimia e anorexia, que são derivadas dessa rejeição desenvolvida pelo ser social contra si mesmo, ao ver que o espelho não reflete o que gostara de ver. Ademais, o fato de que hoje vive-se na chamada Modernidade Líquida, proposta por Bauman, leva-nos a perceber que as relações frágeis, derivadas dela, contribuem demasiadamente para que tudo se transforme em mercadoria, até mesmo, o próprio indivíduo.    Sendo assim, o Ministério da Saúde pode impedir a propagação de uma "beleza ideal" pela mídia, por meio da vigilância e fiscalização. Em adição, as escolas devem auxiliar no desenvolvimento da mentalidade crítica dos alunos, para que não se tornem sujeitos alienados, através de palestras e projetos pedagógicos. Por último, as famílias devem incentivar que os filhos se valorizem como são, mostrando que o que realmente tem valor é o interior de cada um, sendo a beleza, efêmera. Isso pode ser feito através do diálogo e, principalmente, do exemplo.