Enviada em: 16/05/2019

A arte tem como virtude uma complexidade infinita, transbordando autonomia de expressão. Dessa forma, o sentido em que determina a estética material ou o posicionamento detalhado em forma de liberdade, não é contextualizado na coerência e existência do valor representado, pois grande parcela da sociedade prejulga por meio de questionamentos culturais. Logo, com tantos efeitos que a arte domina, o mundo ainda de torna privado de tais evoluções, atingindo aspectos sociais e políticos.  É possível afirmar que desde o início dos processos de conhecimento sobre a vida e com a existência do ser, há a predominância do intuito da visualização e da exatidão da humanidade, assim contribui no procedimento de informações podendo atingir para configuração ética uma habilidade de expressão. Esse fato obteve um maior empoderamento na época das Vanguardas, o qual as evoluções do conhecimento estava nítido no posicionamento estabelecido, problematizando situações de realidade vivenciada pelo país, favorecidas pela maneira da interpretação.  Além disso, a representatividade da limitação da arte abrange diversas consequências, ou seja, a transcendência da sociedade artística tem uma amplitude de ensinamentos e de uma riqueza de linguagens com atitudes e gestos, e confins a esse meio, a liberdade de expressão corporal do indivíduo torna-se privada, estimulando uma desvalorização, pois a arte é incompreendida, mas sem sua autonomia a sociedade tende a depender da subjetividade e do imaginário. Como exemplo dessa decorrência, os locais de exposição são os mais afetados, logo a população impõe críticas no conceito corporal ou material, promovendo assim a ignorância humana.  Portanto, a arte é uma importância social  que deve estabelecer equilíbrios e não limitações, desse modo o verdadeiro sentido da transgressão pode ser mais amplo, proporcionando novas reflexões. Com isso, a instituição de ensino deve incentivar a criação de mais artes na sociedade para os alunos com o auxílio do Estado, estimulando novas ideias e comportamentos, através de aulas práticas e didáticas sobre o conceito, impedindo assim críticas sem o real conhecimento do contexto universal.