Enviada em: 01/06/2018

Diante do protesto a favor do movimento "Diretas Já" e outro contra o aumento do valor das passagens surge a seguinte pergunta: o que ambos movimentos movimentos têm em comum? Certamente a expressão de um ponto de vista. Para alcançar suas determinadas finalidades há várias dificuldades, são elas; falta de conhecimento sobre a possibilidade de reivindicação da população e divergência em relação à realizadas ou não.     Primeiramente, parte-se da ideia de que para realizar os movimentos faz-se necessário muitas pessoas. As quais possuem diferentes ideias sobre o que deveria acontecer. Por exemplo, os professores de escolas públicas muitas vezes se dividem ao invés de se unirem nas paralisações, o que acarreta na falta de sucesso na ação.     Segundo Rousseau, quando governantes não estão fazendo a vontade geral os dominados podem reivindicar seus direitos. Essa justificativa se aplica, no entanto, não deve ser usada para praticar violência. Por isso, as escolas deveriam ajudar os alunos a serem mais críticos para enfrentar suas realidades.     Portanto, medidas devem ser tomadas para minimizar os impasses que afetam os movimentos sociais. Assim, o Ministério da Educação deve favorecer matérias como filosofia e sociologia a fim de ajudar no desenvolvimento de pensamentos. Isso pode ser feito também com curtas palestras sobre atualidades, dessa forma, os alunos podem criar suas próprias interpretações. Bem como associação do Ministério com mídias propagandísticas para diferenciar os grupos radicais nos movimentos que acontecem durante o ano.