Enviada em: 05/11/2018

Em 1990,com a criação do “World Wibe Web – WWW” a internet tornou-se o meio de comunicação que alcançou uma gritante massa populacional em pouco tempo. Atualmente, esta ferramenta também é utilizada para influenciar e manipular o usuário.Com base nisso,deve-se analisar como o capitalismo,a industrias cultural e as redes e mídias sociais agravam esta problemática.      Segundo os sociólogos Adorno e Horkheimer: a indústria capitalista e cultural influenciam o consumo.É comum vermos a utilização da internet para divulgação de produtos e serviços,o navegador de pesquisa observa o assunto pesquisado e as redes sociais filtra as propagandas influenciando um consumo exagerado. Tais fatores ocasionam na manipulação para consumir produtos e serviços desnecessários ou com baixa utilidade, além de despertar a desconfiança do usuário com relação a privacidade.     Além disso,as mídias e redes sociais através da internet influenciam o pensamento populacional.Com o advento da tecnologia temos acesso a informação , porém, a informação pode ser manipulada. As “fake news” ou “ noticias falsas” ,por exemplo, são manchetes e títulos similares a noticias verdadeiras,entretanto, com informações que não procede com a verdade. Tais fatores transformam o pensamento ou ideologia sobre algum fato.           Concluímos que a manipulação do usuário pela internet deve ser solucionada com medidas governamentais. O poder legislativo através de propostas de lei deve proibir a visibilidade das pesquisas dos usuários na internet, assim diminuiria as propagandas e aumentaria a privacidade. Além disso, o poder legislativo com propostas de lei deve ampliar as sanções para os criadores de “fake news” assim diminuiria a influência de pensamentos por informações falsas.