Enviada em: 05/11/2018

A ultima eleição presidencial americana, a qual o atual presidente Donald Trump foi eleito, teve forte influência da mídia digital, em especial da rede social "facebook", em razão da qual a empresa assumiu publicamente ter influenciado favoravelmente a vitória de Trump. No entanto, este acontecimento se deve ao fato do "facebook", assim como outras redes sociais, trabalharem com um sistema de algoritmos, o qual tende a mostrar notícias de interesse do usuário. Logo, no Brasil parte da população tem sido acometida pelo controle de dados via internet, que pode influenciar o usuário em ações cotidianas, desde a maneira de se vestir, se comportar, até mesmo em decisões políticas.        Conforme supracitado, pode-se dizer, que os internautas tendem a estabelecer "bolhas virtuais" ao longo do tempo que usam internet, proporcionando assim, uma visão monopolizada quantos aos seus interesses pessoais e ideológicos. Entretanto, tal comportamento tende a impor movimentos sociais, tendo-se como exemplos as tendências de moda e estilo, que muitas vezes são impostas por celebridades por meio da internet. Logo, como principal público os jovens, como revela dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o qual afirma que cerca de 85% dos jovens entre dezoito e vinte e quatro anos utilizaram a internet em 2016.       Ademais, quanto as notícias disseminadas via redes sociais, em grande parte das vezes, não procedem de fontes confiáveis, ou não possui dados quanto a sua autoria. No entanto, vale-se ressaltar, que as "fake news" nos dias atuais, tem um enorme potencial quanto a manipulação de informação, tendo-se como fato as atuais eleições brasileiras, as quais contaram com diversas notícias falsas, em razões de ideologias partidárias. Contudo, mesmo existindo empresas de checagem de fatos, como a empresa Lupa, que atua no Brasil, o empecilho das notícias falsas, ainda levará tempo para serem abolidas, já que existem aplicativos de conversa como o "Whatsapp" que age de maneira autonôma, não havendo intermediação dos fatos.      Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. Cabe ao Ministério das Comunicações, em parceria com empresas brasileiras de checagem de fatos, a realização de um projeto, o qual terá como objetivo a inserção de equipes treinadas nos veículos de internet, para atuar na erradicação de notícias falsas. Outrossim, o Ministério da Educação, em parceria com professores, deve realizar palestras em escolas públicas e privadas, para alunos e público externo de todas as idades. Tendo-se como objetivo orientar o público, através de palestras, quanto a influência da internet e seus impactos no cotidiano.