Enviada em: 07/11/2018

Análogo a primeira lei de newton, a Lei da Inércia, a qual cita que um corpo tende a permanecer em seu movimento até que a presença de uma força mude seu percurso, a manipulação comportamental através dos dados de usuários da internet é uma adversidade que persiste no Brasil há anos.Desse modo, fatores sociais e educacionais ao invés de funcionarem como a força que muda a trajetória do problema, da existência para a erradicação, acabam por colaborarem com a situação atual.    Em primeira análise, cabe apontar que a manipulação comportamental não é exclusividade da era digital, já que, as propagandas direcionadas são utilizadas desde o governo nazista de Hitler. Contudo, o pós era digital contribui para a rapidez e a especificidade de preferências dos que estão conectados, dessa forma, aplicativos e sites transformam o modo de pensar e controlam os que dela se utilizam. Com isso, a sociedade torna-se cada vez mais padronizada, influenciada pelas mídias e consequentemente o problema permanece em sua inércia.     Ademais, convém frisar que a campanha política do presidente Donald Trump, por exemplo, utilizou-se das características dos eleitores e os direcionou propagandas e notícias tendenciosas, por meio de aplicativos como o whatsapp e facebook. Sendo assim, sabe-se que a insegurança de dados pessoais dos usuários contribui para a utilização dos mesmos de forma ilegal. Por fim, conclui-se que aqueles que não obtém informações de outros meios como jornais e revistas, tornam-se seres não pensantes, manipulados pelos seus próprios dados e alienados cibernéticos.    Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver essa problemática. O Poder Legislativo deverá garantir a segurança dos dados, por meio da promulgação de leis que atribuam multas, reclusões e banimentos a aqueles que utilizarem os dados de forma ilegal, para que assim a sociedade torne-se pensante e voluntária de seus atos. Outrossim, mídias juntamente com instituições de ensino deverão incentivar a busca pelo conhecimento e influência de diversas formas, criando campanhas publicitárias que mostrem as formas de manipulação e como evitá-as e com isso, "navegar" sem manipulações. Assim, essas medidas funcionarão como a força descrita por Newton.