Enviada em: 06/11/2018

Desde o Iluminismo, as mudanças acontecem quando um se mobiliza com o problema dos outros. No entanto, esse ideal iluminista é observado na teoria e não desejavelmente na prática, uma vez que o comportamento dos usuários da internet é manipulado por empresas que fazem a mineração de dados de acesso e mapeiam o perfil, por meio de algoritmos, no Brasil, hodiernamente, desencadeando uma ilusão da liberdade de escolha e exercendo uma influência nas escolhas dos cidadãos.        Em primeiro plano, torna-se evidente que a população brasileira é muito susceptível a manipulação gerada pela internet através dos dados dos usuários. Isso se deve, em grande parte, ao alto índice de utilização da internet, principalmente, por jovens de 18 a 24 anos que pode chegar a aproximadamente 90% da população nessa faixa etária, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dessa maneira, a sociedade brasileira está exposta ao ataque das grandes empresas que compram os dados produzidos pelos que utilizam a internet direcionando suas escolhas e induzindo ao consumo de bens e serviços ofertados por essas empresas.        Em segundo plano, é indubitável que o papel do Estado brasileiro, negligente, ao não dispor de medidas efetivas para conter a influência da internet nas decisões dos cidadãos. Desse modo, é indignante no Brasil apesar de uma Constituição Federal relativamente jovem não dispor de elementos que controlem satisfatoriamente a privacidade dos usuários da grande rede de computadores e ainda tenham seus dados repassados para outras empresas para gerar vendas e lucros as empresas usando de atitudes antiéticas.        Consernente a essa análise, urge, portanto, a criação de uma disciplina interdisciplinar que ensine desde a infância noções sobre educação financeira e conceitos de ética e cidadania para formar uma sociedade mais engajada social e financeiramente, por meio de uma alteração nas diretrizes curriculares dos ensinos fundamental e médio, sendo essa realizada pelo Ministério da Educação em parceria com instituições escolares públicas e privadas. Paralelamente, cabe ao poder Legislativo criar uma regulamentação sobre a internet aos moldes do Marco Civil da internet possibilitando o controle de atos antiéticos veiculados pelo uso da internet e o processo de globalização permitindo a tipificação de crimes que até pouco tempo não existiam, com a finalidade dos cidadãos sairem do mundo das sombras, como na alegoria do mito da caverna de Platão.