Enviada em: 07/11/2018

A manipulação no mundo digital.       No livro "O poder do hábito" é discutido como o comportamento das pessoas as expõe em um mundo digital deixando, por vezes inconscientemente, se moldar à uma maneira de pensar consumista. O aumento da utilização da internet fez surgir empresas especializadas em serviços digitais que utilizam de algoritmos para influenciar os usuários.       A internet deixou de ser um produto consumido por poucos, hoje, ela é comum entre os brasileiros, que estão conectados a todo momento seja por um telefonema, uma mensagem, um e-mail, um vídeo ou uma rede social. Os jovens entre 18 a 24 anos de idade são os que ocupam a maioria neste posto, segundo dados do IBGE. E são eles o público alvo de empresas de comercialização de produtos.             Com a criação de aplicativos, como de músicas ou de comidas, estas empresas coletam informações dos usuários formando um banco de dados. Estes dados, são filtrados e analisados e retornam para o usuário em forma de listas personalizadas que agradam os seus gostos, de acordo com a utilidade de cada serviço. Forma-se um controle invisível entre empresa comercial e público alvo, dessa maneira o comportamento é moldado sem que se perceba estar sendo influenciado.        Com isso, é necessário que o governo crie órgãos regulamentadores com maior poder de atuação e fiscalização da internet. Também as Ongs, através do ensino e divulgação de proteção de dados, são importantes para o controle dessa manipulação do comportamento de usuários.