Enviada em: 30/03/2019

Manda quem pode, obedece quem clima.  A transmissão da manipulação evoluiu com o tempo, antes de viver numa globalização digital, alguns séculos atrás quem tinha acesso ao rádio era manipulado via am/fm, tempos depois a televisão tornou-se um dos grandes meio de manipulação aos seus usuários, mas nada se compara a internet. Devido ao uso excessivo pelo seus usuários, a internet domina ao invés de ser dominada pela população.   Visto que a internet proporciona cada vez mais praticidade ao seus usuários, em contra partida ela acaba moldando o usuário de acordo com o que ela supõem que fará bem para ele. Começa com coisas sutis como direcionar playlists musicais ou indicações de filmes e vai até uma única fonte de informação, levando as pessoas à uma única verdade, um único ''lado da moeda''. A diversificação cultural e a diversidade de informações  são importantes na vida, porque não se pode viver alienado com uma única visão de mundo.    Pelo fato da internet mudar controle de informações e o momento de contato entre vendedor e comprador, muitas empresas optam por ter lojas online ao invés de lojas físicas, já que o marketing é mais efetivo na internet. Já é de praxe encontrar anúncios e propagandas de produtos com ou sem desconto em redes sociais, redes de ''streamings'' e sites de webmails, anúncios estes que muitas vezes leva os usuários a consumir mercadorias sem necessidade.    A praticidade que a internet proporciona aos seus usuários é um dos maiores atrativos, o que leva algumas pessoas a crer que vale a pena deixar a internet tomar decisões por elas, afinal, já existe confiança o suficiente para as pessoas registrarem seus documentos pessoais em alguns sites.O marketing e a manipulação digital é ótimo para as empresas, mas nem sempre bom ao consumidor. Além de agregar mercadorias e serviços dispensáveis,  as pessoas estão abdicando do seu poder de escolha em nome de uma praticidade que precisa ser ponderada.