Enviada em: 12/11/2018

Processos de Subjetivação        De acordo com Michel Foucault, as interações sociais constituem-se em relações de poder, nas quais os indivíduos são perpassados por uma rede de infinitos discursos ideológicos, os quais culminam na construção de personalidades coletivas. Nessa ótica, é notável como a problemática da manipulação de comportamento causada por algoritmos de internet se insere na lógica do pensador, uma vez que as pessoas – principalmente aquelas cujo grau de instrução é menos privilegiado – são altamente influenciadas por aquilo que as circundam, não permitindo que as individualidades possam vigorar de forma plena.         Sob a perspectiva do pensador brasileiro Eduardo Marinho, a estrutura mental da sociedade é alicerçada em uma racionalidade imposta, na qual os sujeitos têm pouca liberdade para a singularização de atitudes e formas de pensar. Nesse sentido, é indubitável que as “sugestões” que inúmeros sites apresentam tendem a favorecer determinados comportamentos – geralmente ligados ao consumo – nos usuários. É preciso, portanto, mitigar essa corrente persuasiva, para que as individualidades possam emergir.           Além disso, é perceptível como os baixos níveis de educação sustentam essa lógica doutrinadora. Segundo Kant, é no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade. Na contramão da máxima do filósofo, dados de pesquisas sempre apontam para a enorme disparidade de ensino entre escolas públicas e privadas, denotando como a maior parte da população está sendo menos favorecida, o que a torna mais suscetível à manipulação na rede. Sem instrução, não há pensamento crítico, e a população continua a ser subjetivada sem questionar tal sistema.        Entende-se, portanto, como os indivíduos, acentuadamente os menos instruídos, têm seu comportamento produzido coletivamente, influenciado pelos algoritmos de internet. A fim de atenuar tal persuasão, cabe ao Ministério da Educação, aliado às prefeituras municipais, elaborar, a partir de congressos com a participação de professores locais, apresentações artísticas expositivas e oficinas lúdicas com conteúdo de elucidação em relação à importância da educação e do pensamento crítico frente a qualquer agente oferecedor de produtos e ideias, e apresenta-los nas escolas de ensino fundamental da região. Dessa forma, a população, gradualmente, desvencilhar-se-á das teóricas redes de Foucault.