Enviada em: 08/11/2018

Na atual conjuntura, nota-se que o brasileiro convive, diariamente, com a filtragem de informações feita pelas redes sociais e pelos mecanismos de busca que moldam o universo cultural dos usuários. Essa discrepância social é fruto da perspectiva abordada por um dos maiores ativistas do século XIX, Martin Luther King, a qual afirmou que "a injustiça em um lugar qualquer é a ameaça à justiça em todo lugar". Tal frase, mesmo em um contexto de segregação social, está relacionada, intrinsecamente, com a problemática da manipulação via internet, pois é evidente que a ilusão da liberdade digital está tão arraigada no cotidiano que não é considerada uma injustiça. Além disso, é indubitável que essa trágica realidade escancara uma desinformação digital na qual alicerça uma obediência programada.        A princípio, um dos maiores historiadores do século XX, Eric Hobsbaum, ao escrever o livro "A era dos extremos" dialoga com a perspectiva desenvolvimentista pós 2° guerra na qual, mesmo tendo instaurado um ideal de democratização da informação, nunca houve dentro da história um período de tamanha manipulação midiática. Essa lamentável polarização se configura como uma injustiça social, ao passo que o reflexo da falsa sensação de liberdade na internet é construido pelos principais centros de informação os quais se utilizam da construção de uma identidade cultural para ressignificar seus usuários. Devido a essa cruel manipulação muitas pessoas acabam aprisionadas em "bolhas digitais" e, consequentemente, são impedidas de enxergaram o mundo de acordo com sua própria realidade.        Em segunda instância, cabe ponderar oque diria Paulo Freire, hoje, diante ao constante desvinculo, das escolas brasileiras em relação as injúrias sociais?Certamente, não se orgulharia, pois, mesmo tendo publicado o livro "Educar", o Brasil ainda persiste em um modelo arcaico de escolarização. A ideia retratado por Freire contrapõem a negligência digital nas escolas, haja vista que a falta de disciplinas voltadas para área informacional favorece a manipulação na internet, principalmente, de crianças e jovens. Dentro dessa realidade,há uma exposição generalizada de dados pessoais na rede que por ser norteada pela noção de patologia social, acaba levando à constrangimentos virtuais.        Em virtude do que foi mencionado, fica claro que para solucionar a problemática da manipulação de dados na internet, é preciso promover uma parceria entre o Ministério da Educação e os centros tecnológicos com o intuito de promoverem uma maior segurança informacional. Portanto, cabe a ambos estabelecerem ensinos básicos na área da automação tecno-informacional- como o programa suíço MsqL na qual orienta jovens e crianças a lidarem com bancos de dados na rede. Essa medida deve ser feita pela criação de bases curriculares, afim de capacitar a população a reconhecer mecanismos de filtragem de informação. Afinal, king morreu acreditando em um mundo sem injustiças.