Enviada em: 26/03/2019

Novos modelos de educação        Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), revelam que os alunos do quinto ao nono ano, saem da escola sem aprender conceitos básicos de matemática e português. Dessa forma, a qualidade do ensino e a demanda que o mercado de trabalho impõe não são compatíveis com à realidade. Nesse contexto, o acesso ao ensino público de forma igualitária para todo país, bem como a reestruturação do mesmo é de grande importância para o desenvolvimento do indivíduo.         Nesse aspecto, os direitos políticos, civis e sociais no Brasil, resguardam características da época colonial, permanecendo o regime de exploração das classes excluídas, por situações de raça, gênero, escolaridade e moradia. Logo, as regiões norte e nordeste possuem menor índice de desenvolvimento educacional, conforme dados do (INEP). Assim como, pessoas de cor negra e moradores da periferia. Sendo assim, “A injustiça em algum lugar é uma ameaça à justiça em qualquer lugar”, como preconizava o pensador Martin Luther King.        Há que se considerar que, a maneira de adquirir o saber mudou e que as novas gerações requerem um conhecimento dinâmico, conectado às novas tecnologias. Logo, as escolas atualmente, possuem um papel social importante, visto que os jovens estão preferindo viver e compartilhar experiências. Ademais, a pluralidade familiar é uma situação que merece atenção, já que isso influencia no comportamento, na adesão e permanência do aluno no ambiente de ensino. Dessa maneira, “A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado, ” como consta na Constituição cidadã.       Portanto, cumpre ao Governo Municipal através das Secretarias Municipais de Educação estabelecer programas pedagógicos por meio de seminários e feiras, utilizando a temática da música e da dança, bem como promover a inclusão das diversidades. Assim sendo, tornar o conhecimento prazeroso e estabelecer empatia diante às diferenças socioculturais. Além disso, promover juto às Faculdades Federais um programa de mentoria para minimizar o atraso em disciplinas básicas. Ademais, o Governo Federal pode implementar uma força tarefa, para concluir obras escolares inacabadas, além implementar laboratórios de informática, com fito de reduzir o atraso tecnológico do ensino público nas regiões Norte, Nordeste e algumas áreas do Semiárido.