Enviada em: 26/09/2017

A Constituição Brasileira de 1988, garante o direito à educação para todos, bem como o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiências, preferencialmente na rede regular de ensino. No entanto, muitas escolas ainda não estão preparadas para receber esses alunos. Nesse sentido, percebe-se que a sociedade brasileira conserva obstáculos atitudinais que impedem a concretização de uma educação inclusiva efetiva.           Em primeira análise, as crenças limitadoras atribuídas às pessoas portadoras de necessidades especiais dificultam a inclusão. Em virtude disso, a deficiência muitas vezes é analisada de forma preconceituosa, na qual o ´problema´ reside na pessoa, com consequências somente para ela e sua família, isentando a sociedade de qualquer responsabilidade na desconstrução de processos de discriminação. No entanto, percebe-se que o desenvolvimento de visão social possibilita um entendimento de que as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência resultam da forma como a sociedade trata as limitações físicas, intelectuais e sensoriais de cada indivíduo. Assim, se as barreiras de acesso são removidas, a relação de desvantagem passa a ser parcial ou, até mesmo, abolida.           Ademais, segundo Theodor Adorno, a diferença é a essência da humanidade. Em vista disso, não cabe ao aluno com deficiência se adaptar a escola, pois, dentro da concepção da escola inclusiva, é ela quem deve se adaptar ao aluno. Dessa forma, muitos professores, gestores e pais, devem defender o quanto ambientes heterogêneos, enriquecem o aprendizado. Dessa forma, é de suma importância que os professores estejam preparados para receber esses alunos, estabelecendo, inclusive, uma boa relação com a família, mediadora essencial no processo de inclusão escolar.           Portanto, ainda há muitas barreiras a serem rompidas para que a educação inclusiva se torne uma realidade. Nesse viés, o Ministério da Educação deve investir na formação e capacitação contínua dos professores, incluindo nos currículos dos cursos de licenciatura, as diretrizes e leis da educação inclusiva, de forma a facilitar uma melhor compreensão das necessidades de cada indivíduo. Além disso, as instituições escolares devem fortalecer o vínculo com os pais, por meio de reuniões, grupos de escuta e troca de informações, a fim de aproximá-los e auxiliá-los no processo de aprendizagem dos seus filhos. Assim, todo ser humano será respeitado por suas singularidades.