Enviada em: 19/02/2018

No início do período colonial ,no Brasil, os portugueses começaram a implantar um modelo de educação tradicional baseado no Ratio Studiorum que norteava como os Jesuítas iriam conduzir a prática educativa brasileira. Mas foi no período pombalino, que Marquês de Pombal  influenciado, fortemente, pelo positivismo  expulsou os Jesuítas do Brasil. No entanto, passados séculos as características desse ensino se faz muito presente na prática escolar. Dentre tantos, a má formação nos cursos de licenciaturas , resistências de mudança do professor etc.    Muito há de se discutir sobre o tema. As práticas que não direciona a escola sobre novos modelos de educação se reflete devido a um processo histórico marcado por períodos de opressão do Estado e a busca pelo poder  influenciado pelo capitalismo, principalmente nos anos de regime militar que o tecnicismo era muito latente.     Todavia, foi nesse período que a sociedade começou a se mobilizar contra um regime totalitário, pois este não tinha objetivo de transformar a sociedade e sim manter a sociedade como ela era, visando a manutenção do status quo. A partir de então, vários pensadores como Paulo Freire, começaram a lutar para que a educação tivesse sentido para as pessoas , principalmente às camadas menos favorecidas.     O novo modelo de educação  tem  objetivo de incluir todos os sujeitos no processo ensino aprendizagem, valorizando a cultura de cada educando, incorporando novas formas de ensinar para que educação tenha acesso a todos, a final, vivemos num pais multicultural. Faz-se necessário a escola buscar alternativas, incorporando e valorizando a cultura de cada aluno a fim de que os alunos possam ser críticos, pois de acordo Paulo Freire " ensinar não é transferir conhecimento mas criar possibilidades para a sua própria produção ou construção " de modo que o aluno seja um sujeito autônomo capaz de construir seu conhecimento , ser crítico e reflexivo para ser um cidadão que possa colocar em prática o que aprendeu na escola com o objetivo e transformar a realidade de onde ele vive.