Enviada em: 11/03/2019

O número de pessoas infectadas pelas DSTs vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos, principalmente entre o público jovem. De acordo com a Secretaria de Saúde, em cincos anos registrou-se 29 mil casos de alguma DSTs. O principal público alvo são os jovens de 20 a 29 anos. Os jovens brasileiros com o passar dos anos perderam o medo dessas doenças, ou seja, não estão mais tomando medidas preventivas para evitá-las. O uso do preservativo tornou-se algo incomum e "desnecessário" na opinião dos mesmos, por consequência o aumento dessas doenças. Uma das doenças que mais se destaca é a Aids, e que de acordo com a UNAids o número de novos casos no Brasil aumentou.Somente em 2016, foram 48 mil novos casos. O Ministério da Saúde faz várias campanhas contra essas doenças, principalmente contra a Aids, afim de alertar o público sobre o uso dos métodos contraceptivos. Mas dificilmente é visto uma campanha sobre a prevenção dessas doenças, passando durante os intervalos comerciais nas emissoras, como por exemplo, poucos sabem que o mês doze é o dezembro vermelho, ou seja, prevenção contra a Aids. A divulgação dessas campanhas seria importante para a conscientização do público, que muitas vezes não tem noção do quanto as DSTs são perigosas, por consequência causa-se o aumento delas. E muitas não têm cura, como a Aids. Portanto, a melhoria tanto na distribuição de preservativos, como a conscientização da população seriam importantes para evitar o aumento dessas doenças, principalmente entre os jovens brasileiros. Além de um acesso mais fácil a dados e informações sobre as DSTs.