Enviada em: 20/09/2017

"O que falta nessa cidade?...Verdade,Honra e Vergonha!".Tal fragmento poético da obra Epigrama escrita por Gregório de Matos durante o Barroco no século XVII,buscou retratar as mazelas vividas durante o período colonial.Não Obstante,tal expressão literária reflete na sociedade contemporânea por meio do aumento de infectados por DSTs no Brasil.Dessa vez,os "vergonhosos" são os portadores vítimas de um caminho que desafia os direitos humanos.    Nessa caminhada,ressoa como destaque o papel escolar omisso.De acordo com Thomas Hobbes na obra "O leviatã" o estado deve estabelecer um contrato social em que garanta a segurança do povo e iniba um convívio caótico.De maneira análoga,é notório perceber que no Brasil o aumento de portadores com DSTs rompe essa harmonia por meio da ausência de incentivos e ensinamentos preventivos de dst's nas escolas,o qual por meio de um ensino desmotivador contribuem para a evasão escolar e consequentemente a desprevenção no ato sexual devido a falta de profissionais da área bem como psicologa e visita o qual médica contribui para efeitos nocivos a saúde e no distanciamento da dignidade ética do cidadão.Prova disso,de acordo com a Revista Uol  na região Norte 20% dos jovens que não completaram o ensino médio são portadores de DST's. Tal dado alarmante reforça o descompromisso com a vida e um convívio desarmônico.      Outro aspecto que contribui para esse percurso,é a ausência de informação.De acordo com Durkheim o fato social é uma maneira coletiva de agir e pensar.A partir desse pensamento,é notório perceber que a a falta de informação coletiva em conhecer os sintomas das dst's confirma o pensamento do sociólogo por meio das ações indivíduais em não se prevenir por meio de métodos contraceptivos e não ir com frequência as visitas medicas o qual vai repassando desprotegido doenças bem como sífilis,HIV e gonorreia,Prova disso, de acordo com a Revista Capital,52% das jovens maternas que engravidaram com alguma dst's não sabiam que eram portadoras.Evidencia-se,portanto o papel do Ministério da saúde em atuar no âmbito escolar por meio do investimento de consultas médicas diárias nas escolas para que o uso frequente em se prevenir por meio de exames e consultas seja adquirido desde a base.         Para que tal medida se estabeleça com eficácia e o aumento de dst's no Brasil seja combatido é crucial duas alternativas para resolver o impasse.A primeira,se vincula no papel escolar em investir e melhorar o meio escolar ao ambiente motivacional por meio de plataformas tecnológicas para que combata a evasão escolar e o aumento de dst's no país.A segunda,cabe ao papel midiático em divulgar e orientar os sintomas e a prevenção por meio de campanhas nas propagandas.de ati