Enviada em: 02/10/2017

O escola literária do Barroco é caracterizada por uma forte dualidade entre sentimentos e concepções. Atualmente, no Brasil ,pode-se dizer que os jovens vivem uma analogia a essa fase, no que diz respeito ao certo e errado, seguro e arriscado em suas relações sexuais.Diante disso, torna-se fundamental discutir sobre o aumento de infectados por DSTs no país.                Nesse contexto, é possível perceber como o a falta de uma instrução efetiva em em escolas é um fomentador do crescente numero de doenças.Ao longo dos anos, campanhas a favor de anticoncepcionais foram efetuadas,para a minimização da gravides indesejada,com isso, a prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis tomaram um papel secundário na educação. Como resultado disso, instituições não focam no ensino prático e exemplificado de um ensino sexual seguro, com a conscientização das consequências de doenças como HIV, sífilis, HPV ou gonorreia. Dessa forma, jovens se preocupam apenas com a gravidez indesejada e por comodidade,satisfação e falta de conhecimento, não utilizam preservativos,ficando vulneráveis a essas infecções.Assim, faz-se necessária a sentença do educador Paulo Freire de que: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.",para a redução dos riscos na sociedade.                  Além disso, as DSTs ainda são vistas como um tabu na rotina das pessoas,apesar de um conhecimento prévio pelo acesso a enciclopédias virtuais,falar sobre o assunto ainda encontra barreiras. Muito dessa dificuldade,é dada pelo processo de liquefação das relações contemporâneas apresentada pelo filosofo Zygmunt Bauman,onde relações solidas deram espaço para as liquidas e superficiais.Assim, jovens com seus vínculos baseados nas mídias socias, debater sobre a intimidade e problemas, tornou-se algo escasso,impedindo o conhecimento no meio de realidades comuns entre eles,as doenças.Dessa maneira, a falta de identidade e afinidade com o assunto,tem levado os adolescentes a não se cuidarem e elevarem o numero de infecções sem o cuidado necessário.                      Logo, para erradicar os elevados números de DSTs no Brasil e com a dualidade barroca existente entre os jovens,faz- se necessárias algumas reformas educacionais.Para isso, o Ministério da Educação e o da Saúde deverão trabalhar em conjunto, com a exigência na carga horaria minima de aulas de educação sexual nas escolas, afim de ensinar o uso de métodos preservativos,função e consequências.Além disso, os mesmos juntos com agencias publicitarias deverão formular propagandas conscientizadoras à população. E ainda, incentivar a utilização de grupos nas redes sociais em que jovens com as distintas doenças debatam e instruam os membros,conscientizando-os.Dessa forma, os números de problemas sexuais serão reduzidos e os jovens mais saudáveis.