Enviada em: 12/07/2019

Na série Os 13 Porquês Hannah Baker conta em 13 episódios os motivos que a levaram a tirar a sua própria vida, no qual o principal fator era o bullying. Não tão distante da realidade de Hannah, a problemática do bullying principalmente entre os adolescentes no Brasil representa hoje uma adversidade, assim o despreparo das escolas para lidar com esse tipo de situação e a falta de politicas públicas voltadas ao combate, apenas auxiliam na continuidade e difusão do mesmo.        A priori, é válido ressaltar que o bullying é uma questão de saúde  pública presente principalmente no ambiente escolar e que atinge a todas as classes sociais. Nesse contexto, o despreparo das instituições apenas piora a situação. Um exemplo disso, foi o massacre de Realengo no qual um ex aluno da Escola Municipal Tasso da Silveira que alegava ter sofrido várias agressões durante seu período escolar, entrou atirando e matou doze alunos em 2011, algo que poderia ter sido evitado se a escola  na época tivesse tomado as devidas precauções para resolver o problema.       Em segunda análise, porém não menos importante a falta de políticas públicas voltadas ao suporte necessário às escolas, desencadeia um ciclo de ações (como a não identificação do problema, devido a falta de profissionais no ramo da  psicologia, além da inserção e do diálogo com a família de cada aluno). Segundo Freud: "as emoções não expressas nunca morrem, elas são enterradas vivas e saem de piores formas mais tarde". Assim, em conformidade a tal pensamento, não tratar o bullying no início resulta em danos piores futuramente.       Portanto, é indispensável se repensar o combate ao bullying no Brasil. Assim, cabe ao Ministério da Saúde solicitar medidas do governo para a criação de legislações que obriguem as escolas a possuírem ao menos um psicólogo, por meio destes profissionais que deverão lidar diretamente com os alunos e as relações familiares. Dessa maneira, deverá reduzir a prática do bullying. Outrossim, cabe ao Ministério da Educação verificar se as escolas estão qualificadas para lidar com esse tipo de contratempo.