Enviada em: 29/05/2018

É notório que cerca de 80% dos brasileiros acreditam que fazem uma alimentação de maneira adequada, conforme pesquisa realizada pela emissora Globo. Dados recentes provam que doenças como obesidade, diabetes, aumento do colesterol e problemas cardíacos são alguns dos males que podem aparecer como consequência de maus hábitos alimentares.    A pesquisa realizada pela emissora, sugere que os maus hábitos começam desde cedo, aproximadamente 8% das crianças e 12% dos adolescentes incluem alimentos saudáveis no dia-a-dia. Em resumo, percebe-se que essa pequena porcentagem de crianças e adolescentes é resultado do incentivo e criatividade dos pais ao apresentarem os alimentos aos filhos.     Em 10 anos as mortes por sobrepeso triplicaram no Brasil, atingindo cerca de uma a cada cinco pessoas. Um dos grandes influenciadores da má alimentação são as redes de fast food, que são considerados como primeira opção não só para quem vive uma vida corrida, mas também para quem quer sabor a um preço mais acessível. Além disso, as redes de fast food investem muito em publicidade, trazendo cada vez mais potenciais consumidores, como exemplo a rede Mc Donalds que atrai um grande número de crianças por fornecer um brinquedo ao comprar o lanche.    O Ministério da Saúde deveria investir no acesso à informação, para alertar os brasileiros sobre como seria uma boa alimentação, além de tornar os alimentos saudáveis mais acessíveis à população a um preço justo. Também investir em publicidade para todas as faixas etárias; como exemplo para as crianças podemos citar o desenho do marinheiro Popeye, que foi um grande influenciador para a ingestão do espinafre, porque somente quando comia ele ficava forte.