Enviada em: 19/08/2017

Cultura enlatada   A publicidade, principal ferramenta do mundo capitalista em se tratando da imposição do consumismo, age de forma a maximizar seus lucros, padronizando sua produção e persuadindo o consumidor. Essa parece se limitar à indústria material, mas também é usada para "enlatar" a opinião pública acerca de certos assuntos, como por exemplo, o conceito de beleza.   Tem-se no entendimento da beleza, uma subjetividade natural do ser racional, a qual se molda de acordo com o meio no qual o indivíduo se insere, meio esse que, nos dias atuais, é dominado pela grande mídia, a qual, dessa forma, molda a opinião geral de acordo com o que gera lucro, excluindo os que fogem à regra e levando os demais a uma busca incessante pela adequação.   A imposição dos generalistas padrões de beleza gera uma diminuição significativa da qualidade de vida, tendo em vista que pessoas se dispõem  a gastar largas quantias de dinheiro e comprometem a própria saúde em perigosos tratamentos estéticos, ou até mesmo buscam terapias para recuperar a saúde mental, abalada pelo sentimento de exclusão.   Para que a situação atual de opressão tenha melhora, seriam úteis atitudes vindas dos veículos de comunicação que sejam influentes na área, como o aumento do contingente de modelos "plus-size" de grandes marcas. Outra ação necessária seria um trabalho de divulgação por parte do Ministério da Saúde acerca dos riscos de vários tratamentos estéticos, dando destaca à irrelevância prática da adequação arbitrária a padrões infundamentadas.