Enviada em: 20/08/2017

Há nas sociedades contemporâneas uma intensificação do culto ao corpo, onde os indivíduos experimentam uma crescente preocupação com a imagem e com a estética. Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a linguagem corporal é marcada pela distinção social, que coloca o consumo alimentar, cultural e forma de apresentação - como o vestuário, higiene, cuidados com a beleza - como os mais importantes modos de se distinguir dos demais indivíduos.        Podemos pensar, na mídia, em relação à televisão que veicula imagens de corpos perfeitos através dos mais variados formatos de programas, peças publicitárias, novelas, filmes. Isso nos leva a pensar que a imagem da eterna juventude, associada ao corpo perfeito e ideal, atravessa todas as faixas etárias e classes sociais, compondo de maneiras diferentes diversos estilos de vida. Nesse sentido, as fábricas de imagens como o cinema, a televisão, a publicidade e as revistas têm contribuído para isso.       O consumismo desenfreado gerado pela mídia em geral foca principalmente adolescentes como alvos principais para as vendas, desenvolvendo modelos de roupas estereotipados, a indústria de cosméticos lançando a cada dia novos cremes e géis redutores para eliminar as "formas indesejáveis" do corpo e a indústria farmacêutica faturando alto com medicamentos que inibem o apetite.        Conclui-se que torna-se necessário a discussão com os jovens sobre o conceito de estética, seja na  escola, em casa, em palestras; é importante que sejam introduzidas na mídia campanhas de conscientização sobre a pluralidade estética pelo governo federal. Também é imprescindível que seja minvestigados e punidos os procedimentos clandestinos e ilegais por órgãos responsáveis por tal fiscalização.