Enviada em: 25/08/2017

Perfeição, aquilo que não tem nenhum defeito, o mais bonito ou mais bem feito. Essa palavra rege a vida de diversas pessoas nos tempos atuais. É inegável, que a busca pelo padrão de beleza no século XXI vem crescendo assustadoramente, em prol do corpo perfeito muitas pessoas se submetem há vários procedimentos, de forma que as questões estéticas são colocadas à frente da saúde. Não há dúvidas que a "ditadura da beleza" vem se tornando um grande problema na sociedade.   Tendo em vista esses aspectos, deve-se destacar que a padronização vem ficando cada vez mais rígida ao decorrer do tempo, seios grandes, cinturas finas, cabelos lisos e longos são algumas das características da beleza ideal. Imposição, por vezes feita pelas empresas, que procuram vender seus produtos em massa com fins lucrativos, usando então de propagandas com objetivo de persuadir e legitimar o conceito de belo. Sendo assim, muitas pessoas acabam expondo-se a diversas situações, como cirurgias, esteroides, entre outro. Logo, acabando por deixar de lado sua saúde a fim de ter a aceitação de certo ambiente.   Ainda, toda essa imposição acarreta em diversos problemas psicológicos, tanto aos que não tem condições financeiras de segui-lo, quanto aqueles que não obtém sucesso, prejudicando sua saúde, e algumas vezes podendo acarretar até mesmo a morte. Portanto, a beleza ideal além de perigosa é cara. Assim, destacando-se mais um problema, pois por muitas vezes aquele que não é igual a todos é excluído e tratado de forma desigual, resultando em impactos psicológicos ao indivíduo.   É evidente, diante do exposto, a necessidade de atenção a problemática. Cabe à sociedade desenvolver um senso crítico de que toda e qualquer forma de beleza é aceita, que o diferente deve ser respeitado e que esses esteriótipos devem ser quebrados. Dessa forma, a mídia como grande influenciadora e formadora de opinião deve criar propagandas em prol da aceitação de si mesmo e do próximo. Afinal, como citou Platão "o importante não é viver, mas viver bem".