Enviada em: 24/04/2018

Não são poucos os fatores envolvidos na discussão acerca do esporte como forma de inclusão social no Brasil. Durante a Primeira Guerra Mundial, ocorreu a chamada Trégua de Natal de 1914, cujo os soldados alemães e britânicos interromperam as hostilidades para trocarem presentes e jogarem partidas de futebol entre as trincheiras. Assim, observa-se que o esporte é uma ferramenta poderosa capaz de transformar e aproximar pessoas distintas. Dessa forma, basta analisar o papel que exerce na formação ética dos indivíduos e no processo de socialização. Logo, compreender os aspectos que levam a esse cenário é fundamental para alcançar melhorias.   Em primeiro lugar, vale ressaltar que o envolvimento com o esporte é capaz de trazer responsabilidade, empatia e disciplina para quem o pratica. Isso ocorre, principalmente, devido as normas, condutas, trabalho em equipe, respeito aos adversários e torcida, ou seja, atitudes que levam a vitória de forma justa e coerente. Com isso, o praticante desenvolve características de um indivíduo ético, adquire responsabilidades e estimula a personalidade intelectual e física, potencializando a sensação de bem estar. Assim, nota-se a importância do esporte na formação de um cidadão íntegro, visto que, segundo Aristóteles, a virtude não consiste em um ato de bondade isolado, mas sim na prática habitual do bem.   Ainda nessa questão, é fundamental pontuar que os desportes são fundamentais no processo de socialização do indivíduo. Esse acontecimento advém, sobretudo, da integração entre pessoas diferentes e do convívio em comunidade que suscita a cooperação e aprendizado mútuo. Contudo, apesar dos benefícios irrefutáveis, são poucas as escolas que desenvolvem atividades esportivas. Para ilustrar, segundo dados do Censo Escolar 2015, seis em cada dez escolas públicas do Brasil não têm quadras para atividades físicas. Com isso, nota-se o pouco incentivo ao desporto, como, também, a necessidade de conciliar o desenvolvimento social em consonância com a formação educacional.    Nesse sentido, ficam evidentes, portanto, os elementos que colaboram para o atual quadro negativo do país. Desse modo, as ONGs em parceria com as Escolas devem realizar palestras sobre os benefícios da prática de esportes e elaborarem programas sociais em áreas favelizadas, com a finalidade de atrair jovens desorientados interessados em praticar esportes, contribuindo, assim, para a formação ética e social do indivíduo. É imprescindível, também, que as Prefeituras municipais repassem devidamente as verbas destinadas à criação de quadras e projetos esportivos nas escolas, além de garantir o efetivo recebimento do montante, com o propósito de reduzir as dificuldades de realizar exercícios e possibilitar que o desporte seja útil como instrumento educacional de formação.