Enviada em: 25/06/2018

Karl Marx, importante sociólogo, afirmava que a sociedade está dividida em classes, havendo indivíduos mais favorecidos que outros. De fato, ao constatar as desigualdades presentes no contexto atual do Brasil, percebe-se a existência de inúmeros grupos marginalizados socialmente. Em tal cenário, o esporte destaca-se como importante meio de inclusão e ascensão social.       Apesar de serem notórios os benefícios da prática esportiva, faltam investimentos para que o país cresça nessa área. Os atletas brasileiros enfrentam desafios para manter seus treinamentos e participar de competições sem ter patrocínio ou apoio governamental, e muitas vezes desistem de suas carreiras devido a necessidade de entrar no mercado de trabalho para obter seu sustento. Dessa forma, a nação perde inúmeros talentos em potencial, além de desestimular aqueles que sonham profissionalizar-se em determinado esporte para ascender socialmente como o jogador Ronaldo "Fenômeno" e a ginasta Daiane dos Santos, exemplos de pessoas que tiveram sua realidade transformada através do esporte.       Nesse aspecto, é pertinente lembrar a importância da prática esportiva nas escolas como ferramenta na educação de base e recurso para desviar crianças e adolescentes de situações de risco social como o envolvimento com a criminalidade e o uso de drogas. Em concordância com o sociólogo Émile Durkheim, é inegável que o meio influência e por vezes até determina as ações das pessoas. Sendo assim, ao incluir os jovens em jogos e atividades físicas, está sendo proporcionado a eles um ambiente no qual aprenderão a seguir regras, princípios de disciplina e respeito, busca por melhores desempenhos, e ainda a noção de pertencer a um grupo, sentir-se integrante de algo produtivo e valoroso, não necessitando portanto de meios errados para obter tal realização pessoal. Infelizmente, tais ações são dificultadas pela falta de estrutura e espaços adequados ás práticas desportivas nas escolas públicas, além da carência de projetos extracurriculares que incentivem tais práticas.        Perante tal panorama nacional no qual uma importante ferramenta de inclusão e ascensão social tem sido negligenciada, medidas precisam ser tomadas. Faz-se necessária a ação do Ministério da Educação, em parceria com as secretarias municipais de ensino, formulando projetos extra-classe no qual os alunos sejam incentivados à prática esportiva fora dos horários de aula, além de promover  melhorias nas quadras escolares e realização de torneios e campeonatos entre as escolas da rede pública de ensino. Ademais, é válida a atuação dos poderes Legislativo e Executivo incentivando através de leis de abatimento fiscal, o patrocínio de empresas privadas a atletas que desejam seguir carreira profissional em determinado esporte. Com tais ações, poderá ser vislumbrado um futuro com menos jovens á margem da sociedade e mais qualidade no esporte nacional.