Enviada em: 08/09/2017

No mangá “Inazuma Eleven”, o jovem Endo Mamoru, apesar de não ter suporte do núcleo gestor escolar, consegue, arduamente, montar um time de futebol com alunos de diferentes idades e etnias para competir no Campeonato Futebol Fronteira. Fora dos quadrinhos, a falta de incentivo e acesso ao esporte, no Brasil, também dificulta o processo de inclusão social. Nesse contexto, deve-se analisar como o poder público e a família causam tal problema e como combatê-lo.        O poder público é o principal responsável pela baixa disponibilidade de acesso ao esporte no país. Segundo o filósofo John Locke, a sociedade constitui o Estado com o intuito de garantir seus direitos, como a vida e o lazer. Entretanto, o governo brasileiro não está cumprindo sua obrigação, isso porque, devido à falta de investimentos em esporte de base, muitas escolas não têm infraestrutura e educadores físicos qualificados para disseminar a educação esportiva no ambiente. Por conseguinte, a inclusão social, principalmente de deficientes físicos, e a transmissão de valores esportivos morais são quase impossíveis.         Além disso, nota-se, ainda, que a família também contribui para dificultar o acesso ao esporte. Isso porque, devido à falta de incentivo dos pais, muitos atletas afastam-se do treinamento e são coagidos a trabalhar para, assim, ajudar na renda família. Atrelado a isso, muitos genitores, por não terem conhecimento sobre o assunto, acreditam que esportes, como muay thai, karatê e judô, podem tornar seus filhos violentos ou rebeldes. Lamentavelmente, ao privar o indivíduo do ensinamento esportivo, esse desperdiça seu potencial como atleta e cresce sem valores morais, como ética e determinação.       Torna-se evidente, portanto, que medidas são necessárias para melhorar o esporte brasileiro. Em razão disso, os gestores municipais e estaduais devem investir recursos em esporte de base, construindo e equipando nas escolas, quadras poliesportivas que atendam às necessidades, tanto de alunos comuns, como de deficientes físicos. Ademais, é indispensável que eles aprimorem o ensino nessas instituições, contratando educadores esportivos qualificados que disseminem o conteúdo desportivo e os valores morais cabíveis. Por fim, o Ministério da Educação deve instituir nas escolas, palestras ministradas por profissionais do ensino esportivo, com o fito de informar, pais e alunos, a importância do esporte na formação do indivíduo. Dessa forma, será possível alcançar um corpo social mais igualitário e justo.