Enviada em: 28/09/2017

No ano de 2014 e 2016 o Brasil recebeu dois dos maiores eventos esportivos do mundo, a Copa do Mundo de futebol e as Olimpíadas. Com dois campeonatos em território nacional, a infraestrutura, transporte e melhoramento das cidades sedes foi perceptível ao longo do tempo. Apesar de gerar milhões de reais para o país e também aos grandes astros que participam destas cerimonias, o esporte não pode apenas se refletir em acontecimentos de grande porte, mais do que isso – na socialização e inclusão dos praticantes no decorrer de sua vida.   No ano de 1936, ocorreu os jogos Olímpicos de verão na cidade de Berlim, ano em que o movimento nazista já controlava a Alemanha. Apesar do país germânico na época ter como líder Adolf Hitler com sua ideologia racista e preconceituosa, o evento foi um sucesso, e durante os jogos a perseguição contra homossexuais, judeus e estrangeiros foi paralisada, o que demonstra que o esporte é uma via para a socialização entre os povos com ideologias diferentes. Além disso o esporte promove o respeito, habilidade cognitiva, disciplina e participação em grupo. Até o esporte individual necessita da relação interpessoal entre o praticante e o professor nos treinamentos.   Vale ainda ressaltar os jogos Pan-americanos, que promove a pratica de esporte com pessoas com algum tipo de deficiência física, o que viabiliza a inclusão e até mesmo a ascensão social dos esportistas com alguma limitação. Neste evento o Brasil sempre adquire grandes números de medalhas com seus representantes, porém a falta de investimento, patrocínio e auxílios aos atletas é quase nenhuma, e por conseguinte, alguns praticantes não conseguem locais para um adequado treinamento ou fica inviável levar o esporte como gerador de renda, o que reflete em muitas desistências de competidores antes dos maiores eventos.   Posto isso, é notório a necessidade de políticas públicas para viabilizar e democratizar o esporte no Brasil. Posto isso, cabe ao Ministério da Educação junto com o Ministério do Esporte, investir na infraestrutura das escolas nacionais, com oficinas esportivas, campeonatos interescolares e disponibilização de equipamentos para práticas esportivas nos colégios,a fim de se obter a sociabilização e inclusão dos alunos. Além disso, Ministério do Esporte deve realizar um cadastro dos atletas que representam o país, para disponibilizar verbas para o auxílio financeiro e melhoria e realocação dos atletas em locais apropriados para a prática e treinamentos esportivos.