Enviada em: 20/10/2017

Tema: "Iniciativas para que o esporte seja uma ferramenta de inclusão social"       Inúmeros governos ditatoriais utilizaram os resultados esportivos como instrumento de propaganda institucional. Assim ocorreu no Brasil na Copa de 1970, na argentina de 1978 e durante muito tempo no Regime Socialista Cubano. Na contemporaneidade, os desportos atendem outra função social, ou seja, tornaram-se ferramentas de promoção da inclusão social. Nessa perspectiva, as iniciativas que vislumbrem essa forma de inserção à coletividade, somente obterão êxito, se acompanhadas de ações formativas, culturais e pedagógicas.       Consoante Immanuel kant, "o homem é aquilo que a educação faz dele". Dessa forma, os programas de educação esportiva são ações  que complementam a formação do indivíduo, haja vista que o processo educativo é complexo e deve ser integral, a fim de produzir a transformação social almejada.            Segundo o pensamento de Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agir e de pensar. Desse modo, os projetos educacionais esportivos devem adequar-se às populações a que se destinam, respeitando as suas características locais e culturais, agregando valores sociais, educativos e de coletividade  aos indivíduos que dele participem.       Logo, o Ministério da Educação, concomitantemente  à implantação da nova sistemática de ensino médio, deve implementar a escola de turno integral, proporcionando aos educandos, em turno inverso ao regular, a prática de atividades físicas, culturais, sociais e de cidadania, fortalecendo o desenvolvimento psicossocial dos indivíduos e a condição de participarem e interagirem na sociedade em que estão  inseridos. Em outra ação, a sociedade civil - associações comerciais e industriais, sindicatos patronais e de trabalhadores e ONGs, precisa promover ações com o objetivo de angariar fundos e patrocínio que possibilitem a continuidade de projetos já existentes e a implantação de novos programas, promovendo a integração social por intermédio do esporte, associada ao desenvolvimento cognitivo do cidadão, constituindo-se em agente efetiva na construção de uma sociedade equilibrada, harmoniosa e que respeite a individualidade do ser.