Enviada em: 26/10/2017

De acordo com o filósofo Silvino , esporte é um ato humano, individual, e social , que como toda obra humana pode assumir demasiadas funções sociais, desde melhoras na saúde física e socialização até a ferramenta de inclusão social.        O esporte na Grécia antiga , tinha como principio demonstração de poder, e competitividade, no entanto , no decorrer da historia adquiriu outras funcionalidades, como socialização , reabilitação, ascensão das classes mais baixas, manifestação cultural, e até mesmo ferramenta estética . Porém ainda não e explorada de maneira integra , e não recebe investimentos necessários que atenda a demanda populacional , majoritariamente pobre, e ainda é excludente , visto que, se limita as elites.           Outrossim , é notório , que o esporte reduz a criminalidade, consequentemente a minimização da superlotação em presídios,  tira jovens e crianças das ruas, e desenvolve nos mesmo melhores condições de vida, porém ainda sofre grande aversão , um exemplo foi a lei aplicada em 1890 após a proclamação da republica , no qual , proibia a prática do esporte com discurso de que propagava a violência, racionalidade está , ainda presente no dia de hoje, que não viabiliza o esporte como necessidade e solução , e sim como algo opcional e fútil, ideologia presente nas escolas , em que , muitas colocam a disciplina como optativa.          De acordo com a conjuntória , conclui-se a necessidade das organizações educacionais governamentais , integrar o esporte na sociedade , principalmente nas periferias, com projetos nas comunidades , investimento em profissionais qualificados e competições , afim de tornar o esporte como ferramenta sociocultural de integração social.