Enviada em: 25/03/2018

A Grécia é o centro do surgimento do esporte, na sua cultura, era comum em todos os anos a realização das olímpiadas na cidade de Atenas. Saindo da antiguidade clássica e retornando a contemporaneidade, é notório no Brasil o esporte como ferramente de cunho político, econômico e social. Posto que, em várias cidades são implementadas atividades esportivas que tem como foco o desenvolvimento da cidadania de crianças e adolescentes. Entretanto, em sua maioria, as escolas não adotam o esporte como meio de transformações de vida. Ademais, nem todas as crianças e jovens têm acesso a uma atividade extra currícular de qualidade, por falta de recursos e programas sociopolíticos.         Em primeira análise, Paulo Freire o pilar da educação brasileira, afimou que '' Se a educação não transforma a sociedade, tampouco a sociedade muda sem ela''. Seguindo essa linha de raciocínio é correto afirmar que, as instituições públicas e particulares do país não reconhecem o exercício como forma de mudança de vida. Dado que, o esporte está inteiramente ligado ao ensino, a desvalorização excessiva da uniformização do esporte com a didática traz consequências visíveis a qualidade de vida dos jovens. Visto que, sem a organização de uma grade curricular atrativa, vários se desviam para o caminho da violência e do crime, aumentando disparadamente o índice de hostilidade no Brasil.            Indubitavelmente, o Governo e suas esferas administrativas, não distribuem de forma organizada e igualitária as condutas sociopolíticas pelo grande território brasileiro. Posto que, as concentrações desses programas que recebem o nome de ''Escolinha'' estão nos grandes centros, como, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Os jovens que se localizam nos interiores são carentes de uma boa estrutura, professores qualificados e recursos necessários para o progresso não só educacional, como esportivo. Além disto, a falta de interesse dos grandes núcleos esportivos e empresários contribuem para o decaimento da igualdade socioesportiva.        Diante dos fatos apresentados, é conhecido as grandes dificuldades. Para a resolução dessa problemática é necessário que o Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Esporte, reorganizem a grade currícular das escolas publicas e particulares, acrescentando maiores horas para o suprimento e desenvolvimento de crianças e jovens na área desportiva. Outrossim, O Governo Federal em parceria com os estados e municípos, devem investir uma quantia do dinheiro público para a construção de quadras, piscinas e campos nas escolas, Além do mais, incrementar professores de qualidades para o ensino de práticas desportivas, influenciando e aumentando o crescimento de crianças e juvenis na área. Desta forma, o aumento de inclusão social será ainda mais frequente na realidade do país.