Enviada em: 20/08/2019

Segundo Epicuro, filosofo helenístico, devemos viver de forma a satisfazer os simples prazeres. Contudo, a partir da Revolução Industrial e a globalização, passamos a ter mais acesso a informação e produtos o que levou a chamada sociedade do consumo, contrariando Epicuro. Nesse contexto, cabe ressaltar o papel da mídia e das relações sociais no padrão de consumo, principalmente relacionados a  alimentos.   O segmento de produtos alimentícios é um dos que mais investe em propagandas comerciais. A maior parte desses produtos são processados e ricos em gordura hidrogenada, açúcar e sódio , logo, percebemos que a publicidade é voltada para convencer o publico a comprar, muitos preceitos de saúde são ignorados. O publico alvo normalmente são crianças, pois possuem menos experiência de vida  e menos  acumulo conhecimento.   O trabalho é fator primordial para o desenvolvimento da sociedade. Apesar de ter aspectos positivos, pesadas cargas horarias fazem com que as pessoas tenham menos tempo disponível ,e assim, recorram a restaurantes que servem fast-food e refeições práticas.Para muitos, esse hábito é recorrente, e percebem os impactos na saúde como depressão, diabetes e hipertensão arterial.     Dessa forma, medidas são necessárias para resolver o problema. O governo junto com ONGs e o Ministério da Saúde  deveriam promover campanhas de conscientização alimentar , alertando dos males causados por alimentos processados  e o  Estado em parceria com o Ministério do Trabalho flexibilizar leis e decretos, a carga horária da população trabalhadora.