Enviada em: 15/05/2017

Na Primeira Geração do Romantismo a figura do índio era idealizada como um ser heroico, que deveria ser valorizada nacionalmente por ter formado o tecido social brasileiro.Entretanto na contemporaneidade percebe-se a depreciação e exclusão dos direitos do índio. Nesse contexto, há dois fatores que não podem ser negligenciados, como a inclusão de disciplinas nas escolas para difundir a cultura e a demarcação de terras garantindo a moradia e a sobrevivência desses povos.  Em primeira análise, cabe pontuar que a falta de uma grade curricular nas instituições ocasiona uma ausência de conhecimento da cultura indígena que sempre esteve presente na história do Brasil desde os primórdios, influenciando constantemente nas tradições do país. Comprova-se isso por meio da lei de número 11.645 em março de 2008 que ratifica as escolas tanto privadas como públicas para a implementação de disciplinas de origem indígena.Dessa forma vê-se que essa lei oferece ao aluno a oportunidade de reconhecer as matrizes culturais e o processo de construção do país.   Ademais, convém frisar que as terras indígenas é uma porção do território nacional, de propriedade da União, habitada por um ou mais povos indígenas sendo utilizada para as suas atividades produtivas e manutenção de suas tradições. Quando o sociólogo Durkheim afirma que, a sociedade pode ser comparada a um ''corpo biológico'' por ser, como este composta por partes que interagem entre  si corrobora para uma maior atenção do Governo Federal para legitimar a Constituição de 1988 que garante o direito das terras ocupadas por essa população que molda toda a estrutura cultural da nação.  No Entanto, vale ressaltar que a falta de segurança nessas terras leva a ocupação de terceiros e o genocídio de muitas tribos.   Portanto, medidas são necessárias para atenuar a problemática. È imprescindível que o Ministério da Educação inclua nas grades de ensino básico disciplinas como: História,Literatura e Arte dos  povos indígenas, trabalhando essa alternativa nas escolas favorecendo a ampliação do conhecimento dos alunos e apreciação de uma das principais culturas formadoras da identidade nacional.  Além disso, é essencial que o Governo Federal fiscalize as propriedades que englobam as tribos indígenas junto com os Governos de cada Estado e Município, uma parte dos impostos deve ser implementada para resolver o sistema de segurança das terras com o uso de guardas florestais treinados para monitorar e zelar pela população, pode-se fazer concursos públicos como meio de incentivar os profissionais favorecendo a ocupação legalizada e sem meios de intervenção de terceiros. Logo,poder-se-á afirmar que a pátria educadora oferece mecanismos exitosos para que o índio na atualidade possa ser integrado na sociedade de maneira valorizada.