Enviada em: 08/08/2017

Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, estima-se que entre três a cinco milhões de índios viviam no país, número drasticamente reduzido a menos de um milhão em pouco tempo após o desembarque dos lusitanos. Em um curta-metragem, dirigida por Elvis Kleber, parafraseando o livro de Gonçalves Dias, "I Juca Pirama", é mostrado que, em tempos modernos, os inimigos são outros: ​ Em 1967 foi criada a Fundação Nacional dos índios (Funai), protegendo e promovendo os direitos dos povos indígenas, além de ter homologado diversas terras. No entanto, o órgão sofreu com corte de gastos, reduzindo, assim, a garantia de direitos dos nativos e intensificando os conflitos por terra. Dados publicados pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) registraram 18 conflitos relativos a direitos territoriais, além de invasões possessórias, exploração ilegal de recursos naturais e danos materiais e físicos. Em junho de 2016, em uma terra ocupada por indígenas no Mato Grosso do Sul, fazendeiros derrubaram e enterraram barracos, queimaram motos dos índios e dispararam tiros contra a multidão. Além disso, no cenário atual, o índio é lembrado basicamente apenas no dia 19 de abril, considerado o seu dia. Tal anulação deve-se ao estereótipo por trás do que "deveria" ser o índio, considerando apenas a imagem (cocar e pinturas no corpo) ao invés da essência e o sentimento de pertencimento à cultura indígena, o que atualmente é errôneo, uma vez que, segundo Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 40% dos indígenas vivem em centros urbanos, integrados e interagindo com as mais diversas culturas do país. ​​ Logo, a fim de atenuar os conflitos por terra e garantir aos índios seus direitos, é necessário que o governo, por meio da intensificação do policiamento em áreas conflituosas, proteja as demarcações designadas aos indígenas. Ademais, é importante que as escolas, em parceria financeira com o Ministério da Educação, criem projetos como visitas de museus indígenas, tribos, além de convocarem palestras com índios para que eles contem sobre a sua cultura e vida na sociedade contemporânea.