Enviada em: 29/09/2017

A literatura é de suma importância para o indivíduo, uma vez que promove o desenvolvimento do pensamento crítico. Entretanto, nota - se que, no Brasil, ela não tem sua faculdade plenamente aproveitada. Nesse sentido, o problema persiste por ter raízes históricas e culturais.   É importante pontuar, de início, que o problema tenha causas históricas. Segundo Émile Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Logo, pode - se analisar que a falta de leitura se encaixa na teoria do sociólogo, visto que a prática da leitura não é um hábito na maioria das famílias brasileiras, resultando na propagação desse mal pelas gerações.   Outrossim, destaca - se a lenta mudança da mentalidade social. É indubitável que a não prática da leitura cria indivíduos alienados e acarreta na diminuição da capacidade de uma pessoa de pensar ou agir por si próprio. Desse modo, pode - se analisar que o déficit de leitura é consequência da falta de incentivo e informação dos benefícios da mesma.   Em decorrência disso, cabe a escola, instituição formadora de opinião, junto a ONG's, devem promover palestras em escolas para pais e filhos acerca dos benefícios  da leitura. Ademais, cabe ao governo, mais especificamente o Ministério da Educação em parceria com a mídia, alertar e conscientizar por meio de palestras em escolas, internet e televisão sobre a literatura e exigir um currículo escolar mais dinâmico e flexível. Desse modo, a literatura será mais valorizada no Brasil.