Enviada em: 30/08/2018

Platão afirmou:"O importante não é viver,mas viver bem".Esse pensamento se encaixa no atual panorama do século XXI,visto que muitos indivíduos recorrem aos meios de comunicação em busca de informações que possam trazer melhora na qualidade de vida.Todavia,o que pode ser notado são pessoas sendo controladas.Dessa forma,é possível afirmar que não apenas a mídia,mas também as instituições de ensino são as protagonistas dessa problemática.    Primeiramente,é válido destacar que no Período Medieval, era a igreja Católica que controlava os comportamentos da sociedade.Contudo,na Pós Modernidade,com o advento das novas tecnologias proporcionadas pela Terceira Revolução Industrial, o papel de manipulador passou ser a mídia.Para o sociólogo Karl Marx,ideologia é um conjunto de ideias falsas,muitas vezes propagadas pelos meios de comunicações,que buscam persuadir o indivíduo.Com isso,pode-se observar a ascensão do consumismo desregrado por parte da população.    No entanto,escolas e outros ambientes educacionais podem corroborar para o enfraquecimento desse controle midiático.Segundo o filósofo Immanuel Kant:"O homem é aquilo que a educação faz dele".Nessa perspectiva,esses âmbitos de ensino não só são responsáveis pela escolarização do cidadão,como também no desenvolvimento da criticidade.Sendo assim, adolescentes e jovens saberão se portar frente a essas novas tecnologias.   Fica explícito,portanto,que medidas de combate a essa realidade devem ser tomadas.Uma forma eficaz será uma ação conjunta entre o Poder Legislativo e as instituições de ensino.O primeiro, agindo com a ampliação das Leis videntes,punindo campanhas publicitárias,por meio de multas financeiras,que apresentem notícias falaciosas.Somado a isso,a realização de palestras nas escolas,com especialistas no assunto,aliado a debates com professores podem minimizar o problema da manipulação entre os jovens.Espera-se,com isso,o verdadeiro viver bem como afirmou Platão.