Enviada em: 16/07/2017

Com a eclosão da Revolução Técnico-científica e o avanço da Globalização, a mídia foi ganhando espaço no meio social, tornando-se crucial na vida dos indivíduos. Vive-se hoje em uma "Era Digital", dotada de um grande poder para transmissão de informações, integração social, vigilância, manipulação, construção de ideais e, principalmente, alienação.      Nesse cenário, pode-se inferir sobre as propagandas veiculadas que, adeptas ao sistema capitalista, vendem para as pessoas não só produtos, mas também ideias e conceitos do que vem a ser bom, belo ou útil. O filósofo Nietzsche, ao criticar os valores tradicionais da sociedade, questiona exatamente sobre o que realmente seria o "belo e o feio", visto que ambos são construções humanas e não conceitos gerais, podendo ser facilmente invertidos. No entanto, a mídia com seu poder de manipulação, torna-se responsável pela escolha e difusão de tais conceitos de acordo com o que se "vende" e gera lucro.    Outro fator existente é a veracidade de informações. Quando se assiste uma notícia, costumeiramente ela já traz uma opinião pré-formada do assunto exibido, a qual é aceita pelos receptores das informações, sem que se questionarem sobre outras interpretações e formas de pensar, caracterizando a uma população alienada que não desenvolve a capacidade de pensar por si e formular suas próprias conclusões, tonando-se "alvo fácil" de controlamento.       Ainda convém lembrar do Mito da Caverna, proposto por Platão, alegoria que mostra a necessidade do ser humano libertar sua alma do mundo material e ilusório "saindo da caverna", para que possa alcançar um mundo melhor, inteligível, das ideias fugindo das criações da mente humana, que seriam capazes de manipular e enganar, como é o caso dos meios de comunicação de massa.    Sendo assim, o Ministério da Comunicação deve impedir que notícias e informações falsas sejam transmitidas pela mídia, através da vigilância e da fiscalização. Outrossim, as escolas devem estimular o desenvolvimento da mentalidade crítica dos alunos evitando a manipulação e alienação dos mesmos, por meio de palestras e projetos pedagógicos. Por último, as famílias devem ensinar aos filhos a importância de averiguar a veracidade das informações recebidas através do diálogo e incentivá-los a pesquisar notícias em mais de uma fonte de informações, para que possam formular suas próprias conclusões e interpretações.