Enviada em: 10/10/2017

Combate ao fogo       A produção midiática aparenta muitas vezes simples publicidade ou expressão, porém a ambição do homem exibe um leque de intenções com um alto poder psicológico e social sobre a humanidade. As influências atingem desde o público mais jovem com publicidade, passando por quedas de ditadores através de mídias independentes como na primavera árabe, ou em propagandas nacionalistas e demagógicas de governantes.       Durante a Era Vargas, o governo tomou proveito da influência midiática sob a população predominantemente desescolarizada para criar alcunha de "pai do pobre" a Getúlio. Muitos jornais e rádios foram manipulados para perpetuar o apelido e sustentar a popularidade do presidente enquanto mascarava a verdadeira identidade de um regime ditatorial.      Em âmbito capitalista, empresas de multimídia e tecnologia focam suas propagandas no publico adolescente, fazem publicidade de seus produtos explorando vida social dos jovens, associando a obtenção de seus produtos à conquista de status sociais, reputação, relação de superioridade contra os demais colegas de sua vida social.       De acordo com o imperador Dom Pedro ll: "Imprensa se combate com mais imprensa". As ONGs e empresas responsáveis da iniciativa privada devem promover campanhas de conscientização à mídia em prol do  combate à propaganda demagógica e exploração do consumidor. Quanto às famílias dos jovens, é necessário haver participação efetiva com educação de consumo aos filhos, assim, formando noções financeiras.