Enviada em: 18/04/2018

A figura da mulher no meio publicitário       A cultura patriarcal ainda se mostra presente no cotidiano da sociedade. Um exemplo disso é o modo como as mulheres são banalizadas em algumas campanhas publicitárias, sendo valorizadas pela sua aparência e vistas como um objeto sexual para os homens.       É muito evidente a visualização desse tipo de propaganda no nosso dia a dia, entretanto muitos não se comovem por estarem habituados à cultura machista e à imagem da mulher submissa, o que proporciona um menor número de denúncias e manifestos.       O movimento feminista torna-se enfraquecido quando, em pleno século XXI, a mulher ainda é tratadacomo um mero objeto sexual, enquanto deveria ter alcançado a igualdade de gêneros. Ressalta-se aqui o desrespeito perante à figura da mulher e como isso interfere na vida de cada uma delas.       A mulher que é objetificada, normalmente, está de acordo com a aparência padrão do ideal de beleza feminina. Assim, o machismo, age de duas maneiras: pela imagem sexualizada da mulher e por representar a estética perfeita e cobiçada pelos homens.       Logo, nota-se a importância de combater esse tipo de campanha publicitária, por meio de denúncias. Estas podem ser feitas através do CONAR, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, que irá fiscalizar a ética da propaganda a ser delatada, onde, regularmente, ela será alterada ou até retirada do ar. Práticas como esta aspiram uma visão menos superficial, atentando-se a outros aspectos da mulher, além de sua aparência.