Enviada em: 27/04/2019

A objetificação da mulher na publicidade não começou nos dias de hoje. Esse ato mostra que a aparência das mulheres importa mais do que todos os outros aspectos que estão presentes nas propagandas. Essa objetificação está presente desde o século XX até hoje.   Podemos citar que ainda existe um enorme machismo enraizado em nossa sociedade. Nos anos de 1950, a marca "Van Heusen", que na época era muito famosa por produzir gravatas, realizou uma propaganda, na qual usava o seguinte slogan: "Mostre para ela que o mundo é dos homens", esse expressava a ideia de que a mulher era submissa ao homem e a imagem que representava essa propaganda era de uma mulher ajoelhada servindo café a um homem.   Atualmente, podemos citar as propagandas de cerveja como exemplo da objetificação da mulher na publicidade. Uma propaganda muito famosa que expressa exatamente o que é isso, é o da cerveja Itaipava, na qual há uma modelo chamada Aline Riscado, que na propagando é apelidada de "verão", aparece de biquíni, na intenção de chamar atenção do público alvo, que no caso são os homens. Além disso, nessa propaganda eles realizaram um trocadilho com o tamanho do silicone nos seios da modelo com o tamanho da garrafa de cerveja.   Portanto, para resolver esse impasse, é necessário que a sociedade pare de acreditar que essas propagandas são normais e as denuncie, através da CONAR, que é um órgão utilizado para fazer denúncias de propagandas consideradas abusivas e enganosas.