Enviada em: 09/10/2019

A beleza feminina é celebrada desde a Antiguidade, no território brasileiro conhecido por suas exuberantes praias, o futebol, um país das musas do carnaval, mulheres avantajadas, sexy pelo se bronseado e corpoesculpido. Ou seja, uma  nítida representação de gênero, no qual a mulher é produzida de acordo com o padrão vigente pelo publico masculino, logo  contradizendo a esse espetáculo incita  a violência contra a mulher vista como objeto de desejo sexual, além de mercantilizada.    Relativo às propagandas midiaticas a mulher é tida como um trunfo, é ela que aumentará as vendas  dos grandes empresários. Isso é percetivel em várias epoca do ano, a começar no verão publicidade envolvendo corpos femininos se brozeando na praia de biquiní cavado e ao lado uma garrafa de cerveja, ou mesmo divulgando as novas tendência de calçados como as marcas Havaianas e Ipanema.Outro fator de representatividadede gênero são os carros de luxo, conversiveis como BMW, Ferrari, o mesmo se aplica a marcas de cigarro Marlboro,  Camel e de lingerie, melhor dizendo, propagandas essas destinadas ao publico masculino que saciam -se ao ver seios e nádegas volumosas, boca carnuda e poses provocantes.   Uma vez que, os coprpos deixam de ter um aspecto fisíco e passa a assumir significado cultural, o machismo impera, daí a idéia de mulher submissa e  objeto sexual ganha mais força, evidênciando a crescente violência feminina na sociedade contemporânea.Também os meios de  vinculação cria uma espécie de intimidade com o consumidor,  por meio de dialógos persuasivos, imagem sensuais, as vezes pornográficas. Evidentemente, na busca pelo lucro vendem um estilo de vida desejado por milhares de pessoas, o erotismo propriciado pelo corpo feminino tornou-se uma mercadoria que sustenta do sistema capitalista. Normalmente, revistas, televisão e jornais divulga cenas corporais associada ao discurso publicitário intensificando o desejo imaginário do cliente, irão comprar porque está na moda.   Dessa forma, fetche de ver  a mulher simbolizando um produto de maneira sensual, com uma beleza jovial, o erotismo causado ao público intensifica o preconceito e a exploração sexual.Portanto, é essencial a intervenção dos movimentos sociais feninistas, com sua vião critica do modo como a mulher vem sendo retratada pela mídia, o  Conselho Nacional de Auto - Regulamentação Publicitária -CONAR-  deveria proibir e denunciar comerciais que incite de forma direta ou indireta a violência contra o sexo feminino.o governo criar mais políticas públicas de apoio a mulheres,por intermédio de  trabalhos com psicológas e  a polícia de meio a trazer mais segurança a esse grupo.