Enviada em: 22/04/2017

Até que ponto isso afeta?   Cresce a cada dia o número de estupros e abusos sexuais no Brasil. Mulheres sendo vistas como meros objetos, como formas de obtenção de satisfação sexual. E grande parte disso vem da publicidade, das propagandas que expõem as mulheres para atingir seu público alvo, que na grande parte das vezes são os homens.   A publicidade é um dos "carros chefe" de influência atualmente. Podemos perceber isso no nosso cotidiano, de só de termos visto algo em uma propaganda ou porque uma pessoa famosa estava usando, já corremos atrás de adquirir, muitas vezes sem nem se quer gostar tanto, mas pelo fato de que ter a "coisa do momento" é uma forma de ser incluso na sociedade. Portanto, se fazem propagandas colocando as mulheres como objetos, estimulam a sociedade a vê-las assim, e até mesmo as próprias mulheres a se auto objetificarem para entrar dentro dos "padrões" da sociedade.   Uma propaganda que repercutiu muito na mídia no último ano é a da cerveja Itaipava, com o slogan "Vem verão". Esse é um ótimo exemplo de objetificação da mulher. Pois ele assimila a cerveja com um "mulherão". Ou seja, colocando a mulher como um simples objeto de prazer, assim como a cerveja, duas formas de satisfação do homem.   Essa objetificação das mulheres se tornou tão banal que a maior parte das pessoas acham "normal", não tem consciência do quanto tudo isso interfere na vida de uma mulher, de como elas são vistas perante a sociedade, de como são desrespeitadas e em alguns casos mais graves sofrendo abusos e estupros. E as vezes, além do abuso sofrido, ainda ter que ouvir "ela que pediu", por conta da roupa que estava usando.    Uma boa forma de acabar ou ao menos diminuir essa visão errônea da mulher como objeto é a aprovação de um projeto de lei que está em análise na Câmara dos Deputados, que prevê a proibição de publicidade que objetifique a mulher, com uma penalidade em multa de quem não cumprir as regras. Uma outra forma, é a conscientização de que a mulher não é um objeto, e sim um ser que possui sentimentos e que exija devido respeito. E já que a publicidade, como vimos anteriormente, tem um forte poder de influência, que ela seja um dos meios de conscientizar as pessoas para esta causa.